sexta-feira, 9 de maio de 2014

POR QUE REENCARNAMOS? – A Matéria.

Antes de entrar objetivamente no assunto da reencarnação, pensemos: qual é a diferença entre o mundo espiritual e o mundo corpóreo? A doutrina espírita ensina que existem três elementos que constituem o universo: Deus, o espírito e a matéria.
Lembrando o Livro dos Médiuns no cap.IV, it.74:
- "O FCU é o próprio elemento universal?                  - Sim, é o princípio elementar de todas as coisas".
Se toda a matéria provém da mesma unidade básica, ou ainda, do princípio elementar de todas as coisas - o Fluido Cósmico Universal (FCU) - a diferença mais evidente encontra-se nas propriedades da matéria que compõem cada mundo. Portanto, o mundo espiritual também é constituído de matéria, mas esta com propriedades distintas daquela que constitui o mundo corpóreo.
Algumas das propriedades físicas da matéria são: a massa, a extensão (volume), a impenetrabilidade, a divisibilidade, a densidade, o ponto de ebulição, fusão, congelamento.

Ao unir-se à célula-ovo, no momento da concepção, o espírito adquire um corpo físico que se transforma no instrumento que possibilitará a ele atuar sobre a matéria física, que contém as propriedades mencionadas acima, e causará um impacto em sua vida, uma mudança de hábito imposta por essa mesma matéria. Aí começa o aprendizadoA reencarnação, assim, poderia ser expressa como uma mudança de ambiente para o espírito. De modo análogo, com a desencarnação ocorreria o mesmo; logo, a desencarnação não soluciona problema algum. O homem, com a mudança de ambiente, não perde sua verdadeira essência, carrega consigo as mesmas alegrias, habilidades, dificuldades, traumas, medos, ansiedade, etc., pois são atributos do espírito os quais independem da matéria.

O homem carrega consigo os mesmos hábitos e o mesmo discernimento sobre a vida. O modo como ele se relaciona com as pessoas, como ele vê e pensa a respeito das diversas situações que vão surgindo. Porém, tem a tendência a permanecer inerte e estagnado em algumas ocasiões às quais são cômodas para ele naquele momento; e para um ser com essa característica, é difícil a mudança para atitudes moralmente mais dignas e pensamentos mais elevados. E é aí que age a matéria sobre ele, sempre o impelindo a sair de sua zona de conforto (mental), de seu comodismo, para não retardar sua evolução. Não se trata aqui apenas em relação à disposição para o trabalho, mas também no que se refere às questões morais – a mudança moral pela reforma íntima – que se relaciona com a indulgência, a caridade, a tolerância.
Corroborando com o que foi dito, encontramos em O Evangelho Segundo o Espiritismo, no cap.XI, it.13, a seguinte citação:
“Entretanto, a vida terrena deve servir unicamente ao vosso aperfeiçoamento moral, que se adquire mais facilmente com a ajuda do organismo e do mundo material”.
Nota-se então, que em contato com a matéria densa o homem é colocado em uma situação que o leva a ser mais ativo em relação a tudo o que lhe diz respeito. O adiamento de tarefas, o protelamento de decisões, o predispõe a sofrer no próprio corpo material as influências das propriedades dessa mesma matéria. Exemplificando: o adiamento de uma tarefa ou decisão no âmbito profissional pode levar a uma situação de privação, do indivíduo e dos que dele dependem, aumentando as atribulações. Assim como a preguiça, o desleixo. Ainda, o descaso nos cuidados com o corpo físico (adiamento sobre abandono de vícios) pode levar a doenças e sofrimento, às vezes a um ponto onde a cura não é mais possível, pois a matéria não “espera”, está sempre “agindo”. Vai-se entendendo, assim, que algo deixado para o amanhã apenas agrava a solução.

Cuidados com o corpo físico, a necessidade de uma alimentação correta, de higienização constante, nos ensina sobre disciplina. A mínima atribuição cotidiana de suprir estas exigências com o corpo físico já é capaz de retirar o indivíduo da apatia e da inércia, obrigando-o a tomar uma postura um pouco mais ativa, e das quais ele poderia estar entregue no mundo espiritual. Lembro-me de um trecho num livro que conta que um espírito dormiu em um banco de uma praça por dezenas de anos! Algo impensado no mundo corpóreo.

Podemos refletir sobre os aspectos em que cada uma das propriedades da matéria contribui para a mudança de hábito e de pensamento: a divisibilidade (a matéria ao ser dividida fica menor) nos ensina sobre o desapego, aprender a dividir debelando o egoísmo; o mesmo com a impenetrabilidade, onde só há um corpo naquele espaço, apenas a pessoa possui o objeto e quando ele é doado ela não o terá mais.

A alteração de temperatura provoca frio ou calor e impõe condições para que se use a inteligência no sentido de sobreviver e manter um certo conforto.
Em O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap.IV, it.25 – Necessidade da Encarnação, fala nesses termos:
“(A encarnação) É necessária para eles mesmos, porque a atividade que aí são forçados a desenvolver lhes auxilia o desenvolvimento da inteligência”.
A dificuldade imposta pela matéria coloca-nos frente a frente com outras pessoas, muita das vezes aquelas a quem não toleramos, para que dessa união tenhamos chance de sobrevivência e atingir objetivos que sozinhos não atingiríamos, e isto nos ensina sobre a humildade; a humildade de pedir ajuda, da necessidade do outro para resolver problemas e viver bem.
Estar na matéria nos coloca diante de responsabilidades as quais não podem ser delegadas: com a família, com os filhos, com a ocupação profissional.

No mundo espiritual o pensamento age mais facilmente sobre o FCU, por ele ser maleável ao pensamento, mas na matéria o pensamento não age assim, é preciso usar as mãos para transformá-la.

Após tudo o que foi exposto podemos pensar, no mundo espiritual a vida também não é assim? E aí apresento um trecho do filme Nosso Lar, baseado no livro de mesmo nome de Andre Luiz, para reflexão.



A conclusão que se pode tirar é que a encarnação não é algo para padecimentos, expiações (conquanto pode se transformar se desviamos das Leis de Deus) ou apenas para corrigir os erros do passado, mas sim um ambiente para superar alguns desafios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário