quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

POR QUE DEVEMOS AMAR? – Inteligência e Amor se Complementam.

Para estabelecer uma relação entre inteligência e amor propomos uma situação: 
Quando se ama uma pessoa, e esta ao passar por uma dificuldade, todos os esforços são imediatamente empregados para amenizar ou debelar a sua dor. Para esse fim, o indivíduo usa toda sua inteligência, sabedoria, e se não possuir a solução do problema, irá em busca onde quer que ela se encontre.  Vemos assim proceder pais que buscam a cura de seu filho para uma doença dita incurável.

Esquecem de si mesmos, de seus próprios problemas, de futilidades e supérfluos, não medem os dispêndios nem o tempo. Aqui se vê que o amor leva a mente a realizações que o próprio indivíduo desconhecia ser capaz. Não é o caso de um pai que busca os estudos da advocacia para ajudar um filho encarcerado, ou um filho que estuda medicina na intenção de curar uma mãe com grave doença?

Somente quando a pessoa amada se encontra em paz é que se voltam as atenções a si, a sua rotina habitual. Isso ocorre tanto no mundo material quanto no mundo espiritual. As pessoas não deixam de se amar após a morte.

Quando se ama duas pessoas, obviamente o desprendimento de si e as atenções ao outro se ampliam. Novos problemas pedem mais conhecimentos para a solução deles. 
E ao se amar uma infinidade de pessoas ou de seres de quaisquer naturezas? Quanto tempo é dedicado ao outro, quantas informações devem ser adquiridas para ajudá-los! Quanto mais se ama, mais a mente trabalha em harmonia e amadurece.

O mesmo raciocínio se aplica a projetos, objetivos que são planejados e executados com amor. Tudo o que é feito com amor é primoroso, pois a consciência não aceita remendos ou imperfeições, ela busca sempre o melhor.
“Não basta não fazer o mal é preciso fazer o bem”. Cedo ou tarde a consciência pedirá por isso.

Quando há amor, cessa-se a irresponsabilidade, a má vontade, o descaso, a revolta, ou seja, tudo o que paralisa a mente. A pessoa que procura amar está sempre bem disposta para trabalhar, para aprender, para ouvir; se interessa pelas coisas e pessoas abrindo campo para o conhecimento. O amor tira o indivíduo da inércia impulsionando-o à sua evolução, nesse sentido ele é a grande força motriz do ser.
Emmanuel em Seara dos Médiuns:
“O raciocínio manda, o sentimento guia. Trazes o leme do destino escondido na mente, ocultando no peito o impulso que o dirige, porque tudo prospera aos golpes do desejo e o imã do desejo chama-se coração”.
Por que devemos amar? A resposta poderia ser: para desenvolvermos nossa inteligência mais rapidamente e na sintonia com o bem, alcançando sabedoria.

O grande amor de Jesus pela humanidade o leva a adquirir conhecimentos inconcebíveis para nós, pois é Dele a responsabilidade de conduzir e encaminhar todo o planeta. Teria Ele tempo para pensar em futilidades diante das incontáveis dores do mundo?
E não são as futilidades e o despropósito a origem do "vazio" da alma?

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

POR QUE DEVEMOS AMAR? – A Boa Vontade.

O amor é um sentimento natural, inerente ao ser humano, essencial para o seu equilíbrio mental, ou paz de consciência. 
Encontramos em O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. XI, it. 9:
"O amor é a essência divina, e desde o primeiro até ao último ser todos possuímos nos refolhos do coração a fagulha desse fogo sagrado".
Sendo o amor um atributo do homem, pode-se aprender a amar qualquer pessoa, mesmo um inimigo, passando a ter por ele pensamentos amistosos. Amar é usar esse atributo divino inerente ao homem, e aprender a amar passa a ser um ato de boa vontade, e sem ela nada se realiza.

Emmanuel no prefácio da obra E a Vida Continua... de André Luiz, diz:
"O espírito, nós mesmos, está no governo mental da vida".
Portanto, nada sucede na vida do homem sem a sua vontade, então um obstáculo como: "não irei gostar dessa pessoa nunca", poderá ser superado se assim o quiser. 
O amor deve ser vivenciado e praticado em toda a sociedade, não apenas na família, como Jesus ensina:
"Amarás o teu próximo como a ti mesmo". "Tudo o que quereis que vos façam os homens, fazei-o também vós a eles".
Se amar ao próximo é uma tarefa difícil, necessário se faz traçar "estratégias de amor" (Patch Adams), e ela começa com o respeito pelas pessoas, a oração dirigida a quem a vontade assim determina, a compaixão.

Vejamos o que Emmanuel diz sobre a Boa Vontade:
"Boa vontade descobre o trabalho. O trabalho opera renovação. A renovação encontra o bem. O bem revela o espírito de serviço. O espírito de serviço alcança a compreensão. A compreensão ganha a humildade. A humildade conquista o amor. O amor gera a renúncia. A renúncia atinge a luz. A luz realiza o aprimoramento próprio. O aprimoramento próprio santifica o homem. O homem santificado converte o mundo para Deus. Caminhando prudentemente, pela simples boa vontade, a criatura alcançará o Divino Reino da Luz".
Mas nem sempre se tem essa Boa Vontade operante em tempo integral na vida terrena. Muitos se deixam abater pelo desânimo. Nesses momentos lembremos André Luiz na mensagem:
“Quando se observar à beira do desânimo, acelere o passo para a frente, proibindo-se parar. Ore, pedindo a Deus mais luz para vencer as sombras. Faça algo de bom, além do cansaço em que se veja. Leia uma página edificante, que lhe auxilie o raciocínio na mudança construtiva de idéias. Tente contato de pessoas, cuja conversação lhe melhore o clima espiritual. Procure um ambiente no qual lhe seja possível ouvir palavras e instruções, que lhe enobreçam os pensamentos. Preste um favor, especialmente aquele favor que você esteja adiando. Visite um enfermo, buscando reconforto naqueles que atravessam dificuldades maiores que as suas. Atenda às tarefas imediatas que esperam por você e que lhe impeçam qualquer demora nas nuvens do desalento. Guarde a convicção de que todos estamos caminhando para diante, através de problemas e lutas, na aquisição de experiência, e de que a vida concorda com as pausas de refazimento das nossas forças, mas não se acomode com a inércia em momento algum”.

TÓPICOS

O desenvolvimento dos assuntos terá como base os seguintes tópicos:
  • Por que devemos amar?
  • Do que a mente se alimenta?
  • O que liberta a mente?
  • O que aprisiona a mente?
  • Refletindo sobre as curas de Jesus.
  • Por que não habitamos mundos mais evoluídos?
  • O destino e a mente.
  • A força do pensamento.
  • Justiça divina.
  • Por que precisamos reencarnar?
  • Por que ao reencarnar, esquecemos o nosso passado?
  • A infância.
  • A adolescência e juventude.
  • A velhice.
  • Qual a relação entre a mente e a carga genética do indivíduo?
  • As obsessões.
  • As tradições religiosas.
  • O suicídio e os danos para a mente.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

FINALIDADE DO BLOG.

Este blog tem por finalidade compreender as peculiaridades do pensamento, de uma maneira lógica e à luz da doutrina espírita.

A evolução do ser humano está intimamente ligada ao seu aprimoramento mental, com a educação do seu modo de pensar sobre a vida.
E também está ligada ao seu aprimoramento moral e sentimental.